Photobucket

NES - Castlevania


Sendo um dos clássicos mais queridos pelos fãs da velha consola da Nintendo, Castlevania apresenta-nos pela primeira vez à eterna batalha entre a família Belmont e o próprio Drácula, através de um jogo de acção em 2D desafiante. Neste jogo, és Simon Belmont e aventuras-te no castelo de Drácula para parar o seu reino de terror.



O jogo é muito simples: Ir do ponto A ao ponto B, atravessando algumas zonas de plataformas e destruindo inimigos típicos de terror (como esqueletos, morcegos, corcundas, etc), e no final lutar com um boss que costuma ser uma imagem de marca do terror, como um morcego gigante, Medusa, Múmias, Frankestein, a Morte e claro, o Dracula e a sua segunda forma mostruosa.



Mas por muito simples que seja, o jogo é impiedoso. Existem vários sítios onde Simon pode cair e morrer logo, e para piorar as coisas ele salta para trás sempre que é atingido por alguma coisa. E existem também vários enimigos que irritam qualquer um, como as medusas, morcegos que voam pelo lugar e os corcundas que não param quietos. Os bosses são o cúmulo, especialmente a partir do Frankestein, e se tiverem a sorte de chegar ao Drácula preparem-se para uma das batalhas finais mais difíceis de sempre.




Para a sua missão, Simon dispõe de um chicote e de várias armas secundárias (água benta, machados, facas e relógios que param o tempo), que usam corações como munição, e de vários presuntos fora do prazo escondidos dentro de paredes para repor saúde. Isto encoraja a explorar o local, porque ninguém quer chegar ao boss final a morrer e sem munição.


O jogo em si é um tributo ao terror clássico. Para além dos cenários e inimigos típicos do género, existe várias referências a nomes importantes nos créditos finais. Por exemplo temos Vram Stocker no lugar do enredo, que é uma referência a Bram Stocker, escritor do livro Drácula.

Castlevania foi um sucesso e originou uma das séries mais bem sucedidas de sempre, e até serviu de base para muitos títulos da série. Pelo menos até o Symphony of the Night, que deu outro rumo à série. Mas este Castlevania continua a ser lembrado como um grande e difícil jogo, e um dos melhores Castlevanias clássicos.

Deixo-vos aqui um vídeo que mostra o primeiro nível, para terem uma ideia da jogabilidade e para ouvirem uma das melhores bandas sonoras de 8-Bits:


2 comentário(s):

Pedro Lourenço disse...

Parabéns Creaner pelo óptimo post. Assim sim! É de posts como estes que os bons blogues são "feitos". Keep it!

Anónimo disse...

Grande post. Mudaste as minhas ideias sobre a NES.
Btw, juicy, tens que me dar créditos por ter corrigido os erros do Craener xD